A maior premiação mundial Rio Webfest 2023 acontece, presencial e online, do dia 25 ao 28 de Novembro, no Rio de Janeiro -->

A maior premiação mundial Rio Webfest 2023 acontece, presencial e online, do dia 25 ao 28 de Novembro, no Rio de Janeiro

Tão cobiçado, o principal evento das webséries no mundo fará premiação recorde em 2023.

Maior evento internacional de conteúdos dramatúrgicos para web no mundo, o Rio Webfest, chega a sua nona edição, superando seu próprio recorde mundial em prêmios a serem distribuídos. Serão 72 troféus Zé, quatro categorias com premiação em dinheiro e muitas chancelas para festivais internacionais. O festival acontece nos dias 25, 26, 27 e 28 de novembro, com multiprogramação, nos principais espaços da Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro.

 

Clique aqui

 

 

"O caminho que nos guia é o de melhorar as estruturas de recepção aos criadores e criadoras, intensificar as oportunidades reais de monetização, produção e distribuição dos conteúdos, e buscar abraçar a representatividade de empresários e empresárias do setor audiovisual independente, que reinventam a linguagem a cada ano. Por isso a próxima edição do Rio Webfest é sempre a melhor. Esta edição terá um recorde de premiações, pois virá acompanhada da maior amostragem de conteúdos já recebida, e com uma inédita inventividade de formatos", comenta Daniel Archangelo, fundador do evento.

 

 

Principal responsável pelo avanço do mercado de webseries no Brasil, e referência mundial em novos formatos, o Rio Webfest surgiu em 2015 na zona portuária do Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, o festival passou a abraçar todos os tipos de conteúdos voltados para web como, por exemplo, os podcasts, que estão em alta nos últimos anos. Em 2017, já na Cidade das Artes Bibi Ferreira, a terceira edição levou o evento a ser reconhecido como o maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo. Leandro Silva, fundador do Rio Webfest nos conta que nos anos seguintes, além de manter os títulos conquistados, a iniciativa foi premiada em Berlim e Barcelona pelo investimento no mercado audiovisual, alcançando visibilidade e reconhecimento mundial.

 

 

O Rio Webfest é o principal festival de Webseries do mundo e um dos mais antigos. Graças a ele, hoje temos rodadas de negócios focadas totalmente em séries digitais e o Brasil participa de um circuito internacional de web fests. O festival promove o produto audiovisual nacional e ajuda criadores a encontrar mercado fora do país. Desde a primeira edição, colecionamos histórias de sucesso de criadores brasileiros que foram diretamente selecionados para festivais da Austrália, por exemplo, e ganharam premiações em dinheiro. A parceria com o Marseille Web Fest, na França, leva anualmente um criador ou criadora do Brasil para a residência de escritores, garantindo passagem aérea e hospedagem gratuitas.

 

 

Além da exibição de 260 webconteúdos indicados a prêmios, o evento vai oferecer palestras, master classes, painéis, oficinas, mesas redondas, rodadas de negócios, eventos de gala, coquetéis, networking e muitos prêmios. O Rio Webfest 2023 terá 68 categorias que vão concorrer aos troféus Zé. Vale destacar que, além de webséries e podcasts, o festival conta com categorias de filmes únicos, como: VideoClipe, VideoDança, VideoArte, WebPublicidade, Teatro Filmado e WebComic. Além dos troféus exclusivos, o festival também oferece premiação em dinheiro para quatro categorias e chancelas para festivais internacionais.

 

 

"Temos a categoria Podcast já há alguns anos, porém, esse formato vem mostrando crescimento em todas as frentes produtivas. Desta forma, em 2023, vamos dar a esta linguagem a independência de conteúdo e representatividade. O Rio PodCast, evento que acontecerá dentro do Rio WebFest, fará história ao ser o primeiro evento internacional específico para categoria no Brasil, e vai nos permitir gerar mais valorização e oportunidades a quem produz", explica Archangelo.

 

 

As principais oportunidades de monetização dos conteúdos no festival são geradas pelas rodadas de negócios. Na categoria chamada Super Projeto, os roteiros ou webséries já finalizadas são apresentadas a players pleiteando a possibilidade de uma reunião.

 

 

Leia também:

Rio WebFest 2018 abre inscrições

Rio WebFest 2017 tem inscrições abertas

 

 

"O Super Projeto permite que os criadores independentes tenham contato direto com o mercado através das rodadas de negócios e apresentação de pitching para uma banca de jurados composta por profissionais do meio audiovisual. Muitas vezes, os criadores independentes são experts em contar histórias, mas tem pouca experiência de como funciona o mercado. O Super Projeto Meeting e Pitching promove esse encontro e válida a produção independente junto aos produtores de TV convencional e canais de streaming", comenta Silva."Para quem ainda não formalizou um projeto ou tem um conteúdo pronto, o festival possui uma categoria chamada Webpiloto, que permite a inscrição de uma ideia. A categoria webpiloto é uma das mais legais do festival, o criador nos diz qual a idéia de um piloto, e, uma vez que a idéia foi selecionada, filma seu piloto na Cidade das Artes, durante o festival. Todos os webpilotos são exibidos no evento e o vencedor recebe uma premiação em dinheiro", finaliza Silva.

 

 

Serviço:
Rio Webfest 2023 9ª Edição
25, 26, 27 e 28 de novembro de 2023
Local: Cidade das Artes Bibi Ferreira - Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Bilheteria: Ter a Dom de 13h às 19h. Telefone: (21) 3328-5300
Acessibilidade: A Cidade das Artes tem como missão levar cultura a maior parte da população e atender a este público com necessidades especiais permitindo acesso a todo evento. Desde o estacionamento com vagas demarcadas, passando pelas rampas de acesso e elevadores, lugares nas salas do evento e banheiros especiais.
Classificação: 16 anos
Maiores informações podem ser acessadas através dos endereços oficias do evento:
Site: www.riowebfest.net
Instagram: @riowebfest
Facebook: @riowebfest

Ei, que tal ter uma conta global 100% digital e sem taxa de abertura? Conheça a Nomad! Viaje, compre e economize no exterior de forma fácil e segura.Abra agora a sua conta usando nosso código de convidado YRIQ9L6M4D e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira conversão de reais para dólares pelo app. Baixe o app pelo link: ConviteNomad

saia no google

Veja nosso último vídeo!
Clique abaixo!

BANNER SANDRA SÁ

Escaneie o código para saber nossas novidades!

nosso grupo

 

Assinatura do Amazon Prime

kitsai

nextjoy

Saiba Mais Novidades do GSVIP

Veja aqui o mais novo programa do nosso canal no Youtube! Dê o seu joinha, comente e compartilhe!

Wondershare Filmora X - Hit play on your imagination

mrv5