'4ª Edição do Prêmio Afro' acontece dia 31,no Rio -->

'4ª Edição do Prêmio Afro' acontece dia 31,no Rio

Teatro Rival Petrobras se transforma no "Cabaré dos Nossos Sonhos" para a entrega dos premiados da 4ª edição do Prêmio Afro.

kafroawards

Divulgação

Clique aqui

 

O Teatro Rival Petrobras, na Cinelândia, será palco para a 4ª edição do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, em uma cerimônia inovadora, a partir 19h. A entrega dos prêmios terá um formato de um espetáculo – "Cabaré dos Nossos Sonhos".

O espetáculo foi concebido pelo Diretor Artístico, roteirista e dramaturgo Elísio Lopes Jr., para trazer leveza a um protocolo muitas vezes cansativo e monótono.  A proposta é envolver os convidados por um cenário misterioso, mágico e ao mesmo tempo lúdico, onde cinco personagens de um cabaré cantam composições de Chico Buarque, Gilberto Gil, Wilson Simonal, Tony Tornado, entre outras, para encantar o público. Sem sombra de dúvida, será inesquecível.

Com toda graça e humor o elenco leva para um mundo entre a realidade e a ficção. Madame Rosê (cantora Rosa Marya Colin) abre as portas do seu "Cabaré dos Nossos Sonhos", Lolô Angolana (atriz angolana Heloísa Jorge), Lili Tomba Tudo (Lellêzinha - vocalista do Dream Team do Passinho), Naná Baiana (atriz Ariane Souza) e Souvenir (ator Orlando Caldeira) receberam com toda pompa e circunstância.

Esta realização também é uma homenagem ao ator Antônio Pompeu (1953-2016) e será celebrada com a participação especial de Zezé Mota, sua amiga e companheira de cena.

A 4ª Edição do Prêmio Afro, recebeu ao todo 434 inscrições, sendo 179 no segmento de Artes Cênicas, 187 no segmento de música e 68 no segmento de Prêmio Especial - Preservação e Difusão do Patrimônio Cultural e Histórico.

Todas as regiões do Brasil acessaram o portal de inscrição do prêmio, sendo que o maior número foi do Sudeste, com quase 50%, seguido pelo Nordeste, com cerca de 20% do total recebido.

Os ganhadores passaram pelo crivo de um júri formado por nove especialistas, de várias partes do Brasil. Além do troféu, levarão para as suas regiões um prêmio em dinheiro, totalizando R$ 900 mil. Onde 11 projetos foram selecionados, oriundos de diversos locais, como Brasília, Minas, SP, Bahia, Pernambuco e outros. São eles:


Segmento de Música
·         Um corpo no mundo – SP

Dandara Produções Culturais e Audiovisuais Ltda – Me
·         Memórias Afro-Atlânticas: as gravações de Lorenzo Turner na Bahia (1940/1941)   - BA - Couraça Criações Culturais
·         Rodas Griô com Mestra Martinha do Coco – DF

Instituto Rosa dos Ventos de Arte, Cultura e Cidadania
·         Orquestra Afro Brasileira - 75 anos – RJ

Singra Produção Comunicação e Marketing Ltda
·         O Berço do Batuque no RS: Mestre Borel - Toques e Cantos da Nação Oyó-Idjexá – RS - RBK ME

Segmento de Artes Cênicas
·         Deixa-Me Ser Tambor – PA - Associação Cultural e Esportiva de Negros na Amazônia – Acena
·         Luz Negra - O Negro Em Estado De Representação – PE

O Poste Soluções Luminosas LTDA-ME
·         Liberdade Assistida – DF - Traço Cultural
·         Traga-Me A Cabeça De Lima Barreto – RJ

Comuns Eventos e Projetos Culturais Ltda.
·         Macumba: Uma Gira Sobre Poder - PR

Transitória Produções Artísticas e Comunicação Ltda ME
Segmento Prêmio Especial

·         Memorial Pretos Novos – RJ


Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos

Através das mídias sociais conseguiram apurar o interesse do público em geral. O maior número de acessos foi do Brasil, seguido dos Estados Unidos, Portugal e Reino Unido. Em relação à idade e Gênero, 62% dos acessos são de mulheres, sendo que a faixa etária predominante foi a de 20 a 34 anos (20%). Dos 38% dos homens, a faixa etária predominante foi de 25 a 44 anos (20%). O Rio de Janeiro foi a cidade que mais demostrou interesse pelo Prêmio, seguido por São Paulo e depois Salvador. O menor número de acessos foi em Porto Velho (RO). Em relação às pessoas alcançadas, até 17 de julho de 2017, só no Brasil, 59.969 pessoas, mas, até países como Egito, Luxemburgo e Rússia aparecem na lista de acessos. Só no período de 19 de junho de 2017 a 16 de julho de 2017 tivemos o alcance de 58.602 pessoas, o que corresponde, aproximadamente, a 30% maior que o resultado obtido na terceira edição. Esses resultados demonstram a vitalidade de uma riqueza cultural tão arraigada em nosso dia a dia, que muitas vezes precisamos reavivar a memória popular, através de ações pontuais como é o Prêmio Afro, para mostrar que parte de nossas raízes históricas veio de outro continente e aportou aqui. Segundo Elisio Lopes "Essa experiência só reafirma a dimensão continental e negra desse país, onde precisamos dia a dia catar os cacos do racismo que persistem em furar nossos pés e tornar a nossa caminhada mais árdua. Mas o que fica claro a cada dia é que toda dor faz das nossas vitórias cada vez mais sagradas!". O projeto é uma iniciativa do CADON – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves, Petrobras e Fundação Cultural Palmares, cuja demanda surgiu no Fórum de Performance Negra (BA/2006), com o objetivo é atender as expressões artísticas de estética negra, seus artistas e produtores que defendem o valor da cultura negra nos palcos, nas ruas, nas galerias, nas telas de TV e do cinema, nos livros e no imaginário brasileiro. O CADON - é uma entidade sem fins lucrativos, dirigida por Ruth Pinheiro, que há mais de 19 anos desenvolve projetos com foco na difusão da cultura afro-brasileira e eliminação da discriminação racial, o que a torna uma referência neste segmento. A parceria com a Fundação Cultural Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura, foi de fundamental importância para a concretização do projeto desde sua elaboração, em 2007. A Petrobras se destaca pelo importante papel assumido no processo de valorização da arte africana no país. O projeto Prêmio Afro carrega o título de ser o primeiro edital voltado à cultura afro-brasileiro financiado por uma empresa estatal.

Ei, que tal ter uma conta global 100% digital e sem taxa de abertura? Conheça a Nomad! Viaje, compre e economize no exterior de forma fácil e segura.Abra agora a sua conta usando nosso código de convidado YRIQ9L6M4D e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira conversão de reais para dólares pelo app. Baixe o app pelo link: ConviteNomad

saia no google

Veja nosso último vídeo!
Clique abaixo!

BANNER SANDRA SÁ

Escaneie o código para saber nossas novidades!

nosso grupo

 

Assinatura do Amazon Prime

kitsai

nextjoy

Saiba Mais Novidades do GSVIP

Veja aqui o mais novo programa do nosso canal no Youtube! Dê o seu joinha, comente e compartilhe!

Wondershare Filmora X - Hit play on your imagination

mrv5