Teatro musical em foco no Rio de Janeiro acontece até dia 30 -->

Teatro musical em foco no Rio de Janeiro acontece até dia 30

Quarta edição do “Seminário Carioca de Teatro Musical” acontece em julho reunindo atores, diretores e produtores de destaque no Theatro Net Rio

seminariomusicalcarioca

Divulgação

Clique aqui

 

Em sua quarta edição, o Seminário Carioca de Teatro Musical (SCTM) consolida-se como plataforma de discussão, reflexão e fomento ao gênero no país. Concebido por Reiner Tenente e organizado pelo Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical (CEFTEM), o evento reflete em 2016 o seu amadurecimento e crescimento, contando com maior alcance e autonomia.

Nesta edição, serão três dias intensos de programação variada no Theatro Net Rio (Copacabana) e na sede do CEFTEM (Botafogo), incluindo palestras, workshops e apresentações de cenas de espetáculos, performances e work in progress de produção em andamento no país, tudo gratuito.

“Nos últimos anos o teatro musical vem se destacando no país com diversas produções em andamento. Eventos, como esse seminário, são importantes para discutir e pensar o teatro musical no Brasil. Ele é uma oportunidade de debater o crescimento do mercado e o amadurecimento do gênero apoiado em profissionais experientes”, declara João Fonseca, diretor de “Cazuza, o musical”, “O grande circo místico”, “Rock in Rio – o musical” e “Tim Maia – Vale Tudo”, entre muitos outros. João, uma referência nacional no gênero, é um dos profissionais que acompanha, colabora e participa do Seminário Carioca de Teatro Musical desde a primeira edição. É, de fato, notório o crescimento do teatro musical brasileiro, como analisa o diretor. Hoje, o Brasil está entre os maiores mercados no mundo para produções deste gênero, um setor em constante crescimento, com dezenas de espetáculos em cartaz e produção ininterrupta de novos, movimentando bilhões de reais e empregando milhares de pessoas por ano.

“O SCTM foi criado diante dessa percepção, visando criar um espaço de discussão, reflexão e fomento ao teatro musical brasileiro, um espaço de identificação, reconhecimento e incentivo aos talentos nacionais”, explica Reiner Tenente.

A programação desta quarta edição ainda está em fechamento. Entre os convidados que já passaram pelo Seminário, estão nomes como João Fonseca, Charles Möeller (diretor de musicais como "A Noviça Rebelde", "Hair", "O Despertar da Primavera"), Aniela Jordan (sócia diretora da Aventura Entretenimento, uma das maiores produtoras brasileiras do gênero), Tiago Abravanel (ator que deu vida a Tim Maia em “Vale tudo – o musical”, dentre outros trabalhos), Laila Garin (estrela de “Elis, a musical”, “O beijo no asfalto” e “Gota d´água a seco”), entre muitos outros.

A lista dos convidados deste ano incluirá, como sempre, diretores, atores, produtores, professores e pesquisadores da área. O VI SCTM se propõe a discutir o teatro musical partindo de uma análise do cenário atual de produção de musicais no Brasil, sob as óticas dos fazedores, consumidores e demais agentes, então correlacionando essa realidade às especificidades da construção histórica do gênero em nosso país e às referências dos mercados e criações estrangeiros. Dessa forma é montada a programação das mesas e são convidados os palestrantes, objetivando uma ampliação do olhar e discussões pautadas em como devem se posicionar artistas e técnicos para o amadurecimento do gênero.

“Acreditamos que a produção de conhecimento, a troca de experiências e o compartilhamento de informações, práticas e vivências profissionais são o caminho para a construção de um setor estruturado e forte, com agentes integrados em uma mesma dinâmica produtiva, profissional e colaborativa”, analisa Ciro Sales, ator, produtor desta 4ª edição do Seminário.

O evento é destinado a um público amplo, interessado em teatro musical. A programação terá uma diversificada oferta de atividades e, nesse amplo leque, estarão contemplados artistas fazedores de teatro musical, criadores e diretores, técnicos das mais diversas especialidades, produtores e assistentes de produção, gestores culturais e administradores de projetos, teatros e casas de espetáculos, comunicadores de rádio, tv, imprensa e web, juristas da área de propriedade intelectual, consultores, pesquisadores, entre outros profissionais da cadeia produtiva do teatro musical, interessados em trocar experiências, reciclar conhecimentos e fomentar proposições sobre práticas colaborativas.

Por seu caráter formativo, o seminário também é pensado para um grande público de estudantes de artes cênicas e de práticas e técnicas do espetáculo. Também, por oferecer mostra de trechos de espetáculos, atrai um público geral que tem no teatro musical um interesse e não uma atividade profissional.


Compreensão da cadeia produtiva do teatro musical

O Seminário Carioca de Teatro Musical (SCTM) tem, desde a sua primeira edição em 2013 o objetivo principal de fomentar o desenvolvimento do teatro musical no país, ao estimular os diferentes agentes da cadeia produtiva do gênero – artistas, diretores, demais criadores, produtores, técnicos, consultores, pesquisadores, jornalistas, estudantes e público interessado – à reflexão, à troca de conhecimentos, ao empreendedorismo e à organização em redes colaborativas. Essa segue sendo a principal missão do evento.


Desenvolvimento de redes colaborativas

A estruturação de redes colaborativas e a provocação do pensamento em rede é meta para esta quarta edição do SCTM. Serão criadas redes de colaboração entre agentes dos setores produtivos da cadeia do teatro musical, para trocas de informações e experiências. Redes perenes e pensadas para dialogar com o mercado: grupos fechados em redes socais com moderação compartilhada, newslettwers focadas autogeridas em colaboração, dentre outros.


Realização de ações formativas

A profissionalização e formação dos artistas e técnicos é uma preocupação dos organizadores do evento, e por isso estarão atreladas à programação atividades formativas e de reciclagem profissional, como oficinas e workshops. Além disso, acompanhará a programação do Seminário a divulgação de cursos e escolas de formação em teatro musical, no Rio de Janeiro e em São Paulo e também no resto do país, posto que o objetivo é tornar esta iniciativa um espaço de referência nacional sobre o tema.


Estímulo à produção de conhecimento acadêmico

Devido à recente expansão e profissionalização, o mercado de teatro musical carece de produção de conhecimento e reflexão. Esse é outro foco de atenção da quarta edição do SCTM: o estímulo à produção de conhecimento reflexivo ou formativo, através do incentivo à criação de documentos-referência como resultado das mesas e debates, oferta de material de referência para a produção de conteúdo acadêmico a partir das palestras e demais atividades. A partir dessa quarta edição, também, será criado um espaço de compartilhamento de trabalhos acadêmicos em fase de pesquisa ou em processo de redação por parte de estudantes universitários interessados, em parceria com universidades por todo o país, que estão sendo convidadas a enviarem seus estudantes para o encontro.


Centro de estudos no Rio de Janeiro

O Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical do Rio de Janeiro (CEFTEM ) é o realizador, pelo quarto ano consecutivo, do Seminário. Criado por Reiner Tenente, o centro é referência na área e, em pouco tempo de existência, já ocupa lugar de destaque na formação de atores para o mercado de teatro musical. Em sua grade de disciplinas, estão interpretação, dança, expressão corporal, canto, sapateado, história do teatro musical e outras, além de cursos sazonais e eventos.


Programação IV Seminário Carioca de Teatro Musical
História do teatro musical americano e dicas de audição com Charles Moeller

Troca de experiências com diretores de teatro musical Dennis Carvalho, Tadeu Aguiar e Gustavo Gasparani
Conversa sobre os caminhos para a formação do ator de musical, com Reiner Tenente, Tony Luchesi, Fabi Tolentino e Gustavo Klein
Conversa com preparadores vocais e professores de canto, com Mirna Rubim, Betto Serrador, Hugo Kerth e Felipe Habib
Conversa com atores sobre os percalços da carreira, com Claudia Netto, Ícaro Silva, Solange Badin e Bruno Sigrist
Apresentação - Número do espetáculo Ordinary Days
Conversa sobre o corpo no teatro musical, com Sueli Guerra, Victor Maia, Clara da Costa e Soraya Bastos
Teatro musical no Brasil - uma história que precisa ser contada, com Marllos Silva e Jamil Dias
Lançamento do livro “O que é Teatro Musical” de Suellen Ogando
Conversa com produtores sobre os novos caminhos da produção de teatro musical no Brasil
Apresentação - Número da Prática de montagem do CEFTEM – Matilda.

*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio de acordo com a agenda dos profissionais convidados.

Acessibilidade
O espaço onde serão realizadas as atividades do IV Seminário Carioca de Teatro Musical (e onde foram realizadas as edições anteriores do evento) é dotado de total acessibilidade a pessoas portadoras de necessidades especiais. Reformado há pouco tempo, o Theatro NET Rio atende às exigências de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida: elevadores de acesso ao teatro, rampas, sinalização adequada, espaço reservado.

Serviço:
IV edição do Seminário Carioca de Teatro Musical
Theatro Net Rio – Sala Tereza Rachel. Rua Siqueira Campos, 143 – Sobreloja – Copacabana. (Shopping Cidade Copacabana) e sede do CEFTEM (Rua das Palmeiras 19, Botafogo).
Horário: das 9h às 14h.
Credenciamento: 8h30.
Data: 28, 29 e 30 de julho.
Grátis.
Capacidade do Teatro Net Rio: 622 lugares.
Telefone do teatro: 21 2147 8060 / 2148 8060
Site: www.theatronetrio.com.br

Acessibilidade
Estacionamento no Shopping, entrada pela Rua Figueiredo Magalhães, 598.

Ei, que tal ter uma conta global 100% digital e sem taxa de abertura? Conheça a Nomad! Viaje, compre e economize no exterior de forma fácil e segura.Abra agora a sua conta usando nosso código de convidado YRIQ9L6M4D e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira conversão de reais para dólares pelo app. Baixe o app pelo link: ConviteNomad

saia no google

Veja nosso último vídeo!
Clique abaixo!

BANNER SANDRA SÁ

Escaneie o código para saber nossas novidades!

nosso grupo

 

Assinatura do Amazon Prime

kitsai

nextjoy

Saiba Mais Novidades do GSVIP

Veja aqui o mais novo programa do nosso canal no Youtube! Dê o seu joinha, comente e compartilhe!

Wondershare Filmora X - Hit play on your imagination

mrv5