Rio ganha cantata de Natal dia 17/12, no Centro -->

Rio ganha cantata de Natal dia 17/12, no Centro

Elba Ramalho participa do projeto inédito “EnCanto de Natal” idealizado pelo Maestro Vito Nunziante JR e Gran Coro.

velbanatal Foto: Divulgação

 

Clique aqui

A belíssima Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, localizada no Centro da cidade, será o palco do projeto “EnCanto de Natal 20017”, organizado pelo Maestro Vito Nunziante Jr. e o Gran Coro, formado por 110 vozes masculinas e femininas. A Cantata de Natal terá início às 15h e além das apresentações musicais contará com uma encenação teatral sobre o nascimento de Jesus. No repertório estão músicas clássicas, canções natalinas, participações da cantora do Teatro Municipal Cíntia Fortunato e Elba Ramalho. Todas as músicas serão acompanhadas por orquestra composta de instrumentistas experientes e instrumentos de cordas, sopro, metais e percussão. O evento terá entrada gratuita e os organizadores estão incentivando a doação voluntária de 1 quilo de alimento não perecível que será destinado a uma entidade sem fins lucrativos.

- A ideia da cantata surgiu da necessidade do próprio coral e da população. O projeto existe desde 2010 e começou apenas com um teclado. Em 2015 implementamos com a orquestra e coral. No ano passado juntamos dois corais (Méier e Botafogo) com 60 músicos. Para este ano incorporamos mais um coral (Ilha do Governador) e seria impossível realizar em uma paróquia. Daí veio a iniciativa de fazer uma apresentação na Catedral, que é um ícone da cidade, e foi prontamente atendida pelo Cardeal Orani Tempesta.

A ideia do maestro Vito é que o EnCanto de Natal entre para o calendário oficial de eventos da cidade, já que não tem nenhum outro evento do tipo. Para isso, um projeto já está em andamento para que o pedido seja apresentado à prefeitura.

- Estamos ensaiando desde maio o repertório de Natal, e era muito engraçado ver as pessoas passando e ouvindo músicas natalinas. A orquestra já me acompanha há muitos anos e conhecem todos os arranjos. É tudo ao vivo, nada playback – conta o maestro.


O Gran Coro
O Gran Coro é um coral sem fins lucrativos, composto de vozes adultas, femininas e masculinas, de diferentes naipes, com 120 coristas voluntários oriundos do Coral da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (localizada no Méier), do Coral da Paróquia São João Batista da Lagoa (localizada em Botafogo) e do Coral da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (localizada na Ilha do Governador), sob a regência, acompanhamento instrumental e direção geral e técnica do maestro Vito Nunziante Jr. O Gran Coro possui também Portadores de Necessidades Especiais (PNE) e refugiados em grupo de coristas, promovendo a inclusão social e o respeito a diversidade cultural.
Os corais que compõem o Gran Coro possuem em seu histórico diversas apresentações ao público da região de suas respectivas paróquias, como Cantatas de Natal, Cantatas de Páscoa e eventos religiosos comemorativos do calendário católico, utilizando um repertório variado de música sacra e popular com letras em diversos idiomas; tendo em sua carteira de apresentações a realização da Cantata de Natal em 2016 para um público de 700 pessoas, com acompanhamento de orquestra e apresentação de um ato teatral abordando a passagem bíblica do nascimento de Jesus. O Gran Coro possui uma estrutura de planejamento, coordenação e supervisão para a execução das atividades artísticas e para controle de cronograma na realização de seus eventos, de forma a assegurar a qualidade técnica, sonora e visual, de suas apresentações.

Maestro Vito Nunziante Jr
O Maestro Vito Nunziante Jr., formou-se em 2002 pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Piano Clássico pelo Conservatório Brasileiro de Música, tendo concluído também o curso de Regência Coral pela Pro-Arte em 2009.  Há 27 anos trabalha junto a diversas paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Aos 16 anos obteve o título de profissional pela Ordem dos Músicos do Brasil e passou a acompanhar o coral Lucília Guimarães Villa-Lobos (Tijuca). Fundou, dirigiu e acompanhou diversos corais, sendo a primeira direção em 2004, no Coral Cantate Domino (Ig N. Sra. De Copacabana). Recebeu em Novembro de 2017, na Academia Brasileira de Letras, a medalha Cartola, pela contribuição à Cultura, Literatura e ao social. Atualmente é regente dos corais São João Batista da Lagoa (Ig São João Batista da Lagoa - Botafogo), Projeto Cantar para Viver (Tijuca), Sagrado Coração de Jesus (Ig Sagrado Coração de Jesus - Méier), Nossa Senhora Aparecida (Ig Nossa Senhora Aparecida – Ilha do Governador), Madre Regina (Casa de Saúde São José – Humaitá) e Mater Domini (Ig Nossa Senhora da Conceição e São José – Engenho de Dentro).


Programação:
14h – Abertura dos portões
15h – Terço da Misericórdia: Conjunto de orações conduzidas pelo padre Leandro e a equipe da Rádio Catedral na abertura do evento e animados pelo Ministério Razão de Viver
16h – Apresentação musical e teatral
18h – Encerramento

 

velbanatal2Foto: Divulgação

 


Serviço:
EnCanto de Natal
Local: Av. Chile, nº 245, Centro, Rio de Janeiro. Telefone:
Data: 17 de dezembro (domingo)
Horário: 15h às 18h
Classificação Livre
Entrada gratuita / indicado que leve 1Kg de alimento não perecível

Ei, que tal ter uma conta global 100% digital e sem taxa de abertura? Conheça a Nomad! Viaje, compre e economize no exterior de forma fácil e segura.Abra agora a sua conta usando nosso código de convidado YRIQ9L6M4D e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira conversão de reais para dólares pelo app. Baixe o app pelo link: ConviteNomad

saia no google

Veja nosso último vídeo!
Clique abaixo!

BANNER SANDRA SÁ

Escaneie o código para saber nossas novidades!

nosso grupo

 

Assinatura do Amazon Prime

kitsai

nextjoy

Saiba Mais Novidades do GSVIP

Veja aqui o mais novo programa do nosso canal no Youtube! Dê o seu joinha, comente e compartilhe!

Wondershare Filmora X - Hit play on your imagination

mrv5