Orquestra barroca holandesa vem pela primeira vez ao país -->

Orquestra barroca holandesa vem pela primeira vez ao país

Claudio Ribeiro e Inês d'Avena trazem, em julho, pela primeira vez no Brasil, a orquestra barroca COLLEGIUM MUSICUM Den Haag.

barrocaholandesa

COLLEGIUM MUSICUM Den Haag (Foto: Berbera van den Hoek)

Clique aqui

 

Cravista e flautista brasileiros, co-fundadores , apresentarão orquestra holandesa nos dias 24 e 27 de julho, comemorando seus10 anos de fundação, durante o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora. Nos dias 21, em São Paulo, e 29, em Juiz de Fora, músicos se apresentam com o duo LOTUS.

A orquestra barroca COLLEGIUM MUSICUM Den Haag virá ao Brasil pela primeira vez, neste mês de julho, para participar do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora. Fundado na Holanda em 2006 sob a iniciativa do cravista e maestro brasileiro Claudio Ribeiro, o CMDH é hoje uma das principais orquestras barrocas da 'nova geração' na Europa. Ao longo de uma semana, quatro dos seus solistas vão dar cursos de flauta doce, violino barroco, violoncelo barroco, cravo e música de câmara, dentro da série de cursos que compõem o festival.

O CMDH é formado por músicos especializados em instrumentos de época vindos de todo o mundo. A orquestra apresentará dois concertos gratuitos: na abertura do festival, com todos os seus integrantes,  dia 24 de julho, domingo, um programa dedicado ao seu 10º aniversário, com peças do primeiro CD "L'Europe Réunie"; e no dia 27, quarta,  em um concerto de música de câmara com seus solistas. No dia 29, sexta, também com entrada gratuita, será a vez da apresentação do LOTUS, duo formado pelos brasileiros Inês d'Avena (flauta doce) e Claudio Ribeiro (cravo), co‐fundadores do CMDH (Antes disso, o duo se apresenta em São Paulo, no Espaço Cultural Cachuera!, no dia 21, com ingressos a $30,00).


Os concertos

No dia 24, tendo como tema e programa o primeiro CD lançado em 2006, ano de sua fundação, o COLLEGIUM MUSICUM Den Haag, fará um concerto com alusão à coleção de concertos de câmara "Les goûts‐réunis" de François Couperin, na qual ele, quebrando barreiras para seu tempo, une os estilos francês e italiano, que na época eram considerados rivais. O programa "L'Europe Réunie" apresenta um apanhado da música barroca européia, daí a alusão à obra de Couperin, com um sentido mais amplo. Três obras que fizeram parte do primeiro disco serão apresentadas:  Vivaldi ("Concerto RV566"), Bach ("Concerto BWV1057") e Rebel ("Fantaisie"), além de obras pouco conhecidas tanto no Brasil quanto na Europa: uma sinfonia de Hasse e um concerto de dall'Abaco.

O concerto de Vivaldi é um dos concertos para múltiplos instrumentos compostos por ele, tendo solos para dois violinos, duas flautas doces e dois oboés que exploram as diferentes sonoridades dos pares em momentos de pergunta e resposta. Outra obra importante no programa é o concerto de Bach, uma transcrição do Concerto de Brandenburgo n°. 4 feita por ele mesmo para ser tocada no seu Collegium Musicum (que foi a grande fonte inspiradora para o nome da orquestra).

No dia 27, os solistas do CMDH apresentarão um concerto "miniatura" do programa "L'Europe Réunie", com obras dos principais compositores barrocos europeus, incluindo um concerto da coleção "Les goûts‐réunis" de Couperin. O foco do programa é nas obras de Telemann, que apesar de ser um compositor alemão, tinha um vasto conhecimento e domínio de todos os estilos da época e representava muito bem essa idéia de um estilo composicional misto. Serão apresentadas duas de suas trio‐sonatas  e uma suite de peças do "Der getreue Music‐Meister", uma revista musical publicada pelo próprio,  o primeiro periódico musical alemão, com obras suas, mas também de outros compositores como Bach, Zelenka, Pisendel e Weiss. Os movimentos eram publicados em números separados da revista, fazendo assim com que o público continuasse comprando e demonstrando seu tino comercial além do total domínio composicional.

No dia 29 (e antes disso, dia 21, em São Paulo), será a vez do LOTUS, duo formado por Claudio e Inês há 12 anos – fundado em Haia, em 2004 – com programa igualmente inspirado no tema "L'Europe Réunie", desta vez focado no compositor Johann Sebastian Bach. O programa visa mostrar os compositores de diferentes nacionalidades européias que influenciaram Bach e um de seus principais "sucessores", seu filho e aluno Carl Philipp Emanuel Bach. Uma obra bastante interessante no programa é a sonata para flauta doce e baixo contínuo RV806, de Vivaldi, recém redescoberta em Berlim.

 

barrocaholandesa3LOTUS 2011 (Foto: Divulgação)

 


COLLEGIUM MUSICUM Den Haag

Uma das principais orquestras barrocas da "nova geração" européia, foi fundada na Holanda em 2006 por jovens músicos talentosos vindos de diversas partes do mundo, sob a direção do maestro al cembalo ítalo‐brasileiro Claudio Ribeiro. Com formação especializada em música antiga, a orquestra se apresenta exclusivamente com instrumentos de época. CMDH é apreciada por sua vitalidade e dinamismo, e também pelo alto nível artístico e seu aprofundamento na interpretação historicamente informada. Seus músicos são intérpretes de destaque no cenário internacional, com grande experiência adquirida nos mais renomados conjuntos de música antiga.

A orquestra foi descoberta no Festival de Música Antiga de Utrecht em 2006 por BernhardTrebuch, da Rádio Austríaca ORF1, com quem dois CDs foram gravados (selo Edition Alte Musik). O primeiro, "L'Europe Réunie", foi lançado em outubro de 2007 e recebeu ótimas críticas de importantes revistas especializadas, como Fanfare, Tijdschrift Oude Muziek e Pizzicato. Um novo CD, dedicado a C.P.E. Bach e o estilo "Empfindsam", foi lançado mundialmente em 2015.

O CMDH se inspira nos Collegia Musica do passado. Como naquelas associações, a programação é bastante variada, mas com o objetivo de trazer o repertório barroco para uma perspectiva mais moderna e contextualizada, CMDH escolheu se concentrar em três pontos principais: redescobrir os mestres já conhecidos, reapresentar obras desconhecidas do público moderno e homenagear a herança cultural barroca dos Países Baixos. Apresenta-se regularmente nos principais festivais de música antiga e salas de concerto da Europa, como o Festival de Música Antiga de Utrecht, Bachfestival Dordrecht, Reincken Festival, Concertgebouw, Anton Philipszaal, Festival Classique, Musica Antica da Camera (Países Baixos), Brunnenthaler Konzertsommer, Italia Mia Vienna, Internationale Barocktage Stift Melk (Áustria), MAfestival Brugge (Bélgica), Dalheimer Sommer (Alemanha), Itinéraire Baroque (França) e Opus Amadeus Festival (Turquia), e tem se apresentado ao vivo em rádios da Áustria e Holanda. Em 2010, foi um dos cinco conjuntos escolhidos para representar o panorama da música antiga holandesa no Showcase Early Music, organizado pelo Music Center The Netherlands durante o festival de Utrecht, e em 2015 a orquestra foi convidada para se apresentar a família real holandesa, durante as comemorações do "Koningsdag".

 

barrocaholandesa2CMDH solistas de câmara (Foto: Divulgação)


Concertos:

21 de julho - Concerto duo LOTUS em São Paulo
Local: Espaço Cultural Cachuera!
Horário: 21h
Ingressos: R$30, R$ 15 (meia)
LOTUS - Inês d'Avena ‐ flauta doce   Claudio Ribeiro ‐ cravo
Programa (1 hora sem pausa): 'Inspirando e inspirado por Bach'
·         Charles Dieupart (1667‐1740): Suite nº 3 em si menor (Amsterdam, 1712)
·         Benedetto Marcello (1686‐1739):Sonata II (Veneza, 1712)
·         Carl Philipp Emanuel Bach (1714‐1788): Sonata Wq. 49, nº 1 (H. 30)
·         Antonio Lucio Vivaldi (1678‐1741): Sonata RV 806 (c.1716‐1720)
·         Johann Sebastian Bach (1685‐1750): Trio sonata BWV 525 ‐ transcrição da trio sonata original para órgão

24 de julho - Concerto de Abertura: COLLEGIUM MUSICUM Den Haag, direção: Claudio Ribeiro
Local: Cine‐Theatro Central
Horário: 20h
Entrada Franca
Programa (1 hora sem pausa):'L'Europe Réunie'
·         Georg Philipp Telemann (1681‐1767):Suite "La Musette" TWV 55:g1 ‐excertos
·         Antonio Vivaldi (1678‐1741): Concerto RV 566 em ré menor
·         Evaristo Felice dall'Abaco (1675‐1742): Concerto Op. 2 nº 1 em ré menor ("Concerti a quattro dachiesa")
·         Johann Sebastian Bach (1685‐1750): Concerto BWV 1057
·         Johann Adolf Hasse (1699‐1783): Sinfonia Op. 5 nº 6
·         Jean‐Féry Rebel (1666‐1747): "Fantaisie" (1729)

COLLEGIUM MUSICUM Den Haag
Cynthia Miller Freivogel, Diana Lee, Daniel Boothe, YotamGaton, Agnieszka Papierska, Ryuko Reid: violinosbarrocos
Zdenka Prochazkova: viola barroca
Anton Baba: violoncelo barroco
Silvia Jimenez Soriano: contrabaixo barroco
Inês d'Avena: flauta doce
Isabel Favilla: flauta doce e fagote barroco
Péter Tábori, Robert de Bree: oboésbarrocos
Giulio Quirici: teorba
Claudio Ribeiro: cravo e direção artística

27 de julho - Concerto dos Solistas do COLLEGIUM MUSICUM Den Haag
Local: Teatro Pró‐Música/UFJF
Horário: 20h
Entrada Franca
Solistas do COLLEGIUM MUSICUM Den Haag
Inês d'Avena: flauta doce
Cynthia Miller Freivogel: violino barroco
Anton Baba: violoncelo barroco
Claudio Ribeiro: cravo
Programa (1 hora sem pausa)
·         Georg Philipp Telemann (1681‐1767): Trio‐sonata em lá menor TWV 42:a4, (Hamburgo, 1739‐40)
·         François Couperin (1668‐1733): Huitiéme Concert dans le Goût Théatral‐excertos (Paris, 1724)
·         Jean‐Marie Leclair (1697‐1764): Sonata I em lá menor, Premier Livre (Paris, 1724)
·         G. Ph. Telemann: Suite do"Der getreue Music‐Meister" (Hamburgo, 1728‐29)
·         J. S. Bach (1685‐1750): Suite em sol maior BWV 1007 ‐ excertos
·         G. Ph. Telemann: Trio‐sonata em ré menor, TWV42:d10

29 de julho - Concerto duo LOTUS
Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário (bairro Granbery)
Horário: 20h
Entrada Franca
LOTUS - Inês d'Avena ‐ flauta doce  e  Claudio Ribeiro ‐ cravo
Programa (1 hora sem pausa):'Inspirando e inspirado por Bach'
·         Charles Dieupart (1667‐1740): Suite nº 3 em si menor (Amsterdam, 1712)
·         Benedetto Marcello (1686‐1739): Sonata II (Veneza, 1712)
·         Carl Philipp Emanuel Bach (1714‐1788): Sonata Wq. 49, nº 1 (H. 30)
·         Antonio Lucio Vivaldi (1678‐1741): Sonata RV 806 (c.1716‐1720)
·         Johann Sebastian Bach (1685‐1750): Trio sonata BWV 525 ‐ transcrição da trio sonata original para órgão

Ei, que tal ter uma conta global 100% digital e sem taxa de abertura? Conheça a Nomad! Viaje, compre e economize no exterior de forma fácil e segura.Abra agora a sua conta usando nosso código de convidado YRIQ9L6M4D e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira conversão de reais para dólares pelo app. Baixe o app pelo link: ConviteNomad

saia no google

Veja nosso último vídeo!
Clique abaixo!

BANNER SANDRA SÁ

Escaneie o código para saber nossas novidades!

nosso grupo

 

Assinatura do Amazon Prime

kitsai

nextjoy

Saiba Mais Novidades do GSVIP

Veja aqui o mais novo programa do nosso canal no Youtube! Dê o seu joinha, comente e compartilhe!

Wondershare Filmora X - Hit play on your imagination

mrv5